segunda-feira, 16 de novembro de 2009

GENTIL POUPANÇA

Gentil Poupança.

O que seria isto?: gentil poupança....

Compreenda lendo o artigo abaixo.

Compreenda como as famílias estão sendo reféns de seus filhos e, por conseguinte a sociedade também se tornou refém das vontades desenfreadas dos nossos jovens?

Isto pode acontecer num lar cristão?

Aprenda com alguns textos conhecidos que a base da obediência no lar pautada pela Bíblia, inclui formas de fustigar os filhos com “vara” para que eles aprender a obedecer e não seja a vergonha de seus pais.

Quando a Bíblia diz “fustigar”, também está querendo dizer:

Fustigar:

Pode ser instigar, excitar, estimular, além de açoitar ou bater com vara. Dic. Aurélio.

Causar sofrimento [físico principalmente].Luiz Fernando P. H. de Bittencourt (SP)

Fustigar - pode ser uma forte pressão, como do vento na vela de um barco ou em uma palmeira.

Exercer pressão sobre alguém com palavras. Um ato que pode ser exercitado como um constante alerta ou orientação buscando o convencimento, para algo bom, que aquele que está sendo fustigado não compreendeu no início.

Eu creio que hoje em dia podemos utilizar fustigar, com outra conotação, sem ferir a verdade bíblica e as leis e mesmo literalmente pode ser usada, pois o escritor de provérbios ele indica um limite no uso da vara e no contexto do Livro de Provérbios, ele está indicando mais do que vara e açoite, o contexto próximo é o ensino e a instrução.

Esteja sempre apontando sua autoridade para seu filho nos momentos em que ele erra.

Seja um fiel acompanhador das ações corretas de seus filhos.

Quero lhe indicar alguns conceitos para você utilizar fustigar o menino em sua casa.

Fustigar com palavras certas também é uma forma de não retirar a vara da autoridade de sobre seus filhos.

Pv.29. 15 A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.

O que você esta fazendo com o seu filho?

Estimulando-o a ser rebelde, descumpridor de deveres, desobediente, não ter valores, como: responsabilidades, honra e compromissos?

E você lhe dá presentes pensando que, assim ele vai ser um filho melhor?

Ex. 18. 20. Ensinar-lhes-ás os estatutos e as leis, e lhes mostrarás o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.

Dt.6. 7. e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.

Pv.23. 13. Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá.

Mesmo que a correção seja necessária, cuidado para não passar dos limites, na hora da irritação e assim destruir tudo o que você plantou de bom.

Muitos pais não sabem discernir sobre autoridade, correção e educação e partem para métodos violentos, use a coerência e misericórdia sob a luz da Bíblia Sagrada:

Cl.3.21. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.

Veja o que o psiquiatra Içimi Tiba diz desta conduta dos pais nos dias de hoje.

"Pais têm de ser mais líderes que chefes de família", diz Içami Tiba.

11/08/2009 - 07h00

Da Redação - Em São Paulo

Para o psiquiatra Içami Tiba, as famílias estão precisando de uma bússola.

Ou seja, de orientação sobre o caminho a tomar na criação dos filhos.

Ele fala isso com base na experiência adquirida no consultório nos últimos 40 anos.

Seu mais recente livro "Familia de Alta Perfomance", que já figura entre os mais vendidos, propõe-se a discutir mudanças na família moderna.

Em sua opinião, essa nova família está refém dos "destemperos" dos filhos. "Dá-se poder a quem não tem competência para exercê-lo", dispara Tiba.

A consequência desse modo de funcionamento familiar prejudica a todos.

Os filhos mimados crescem com uma baixa tolerância à frustração e, quando adultos, têm problemas em enfrentar as dificuldades. "Não aguenta uma contrariedade e larga a faculdade, não aguenta o chefe, vira as costas e abandona o emprego", exemplifica Tiba.

Os pais, por sua vez, ficam à mercê das vontades dos rebentos e sofrem mais quando os vêem fracassando diante dos obstáculos. Segundo ele, a dificuldade em enfrentar as adversidades tem feito, inclusive, alguns casais desistirem de ter filhos.

Para Içami Tiba, um jeito de resolver esses impasses é trazer para o seio familiar conceitos e atitudes que os pais adotam em suas vidas profissionais. A meritocracia é um deles.

"Os pais promovem os filhos por amor", diz Tiba.

Mas, ressalta: "O amor mal colocado num relacionamento não forma outras pessoas. Um filho consegue por insistência, não por merecimento - o mundo todo funciona pela meritocracia".

Ele faz a seguinte comparação:

Se um funcionário pede aumento não melhora sua performance, ele não ganha aumento. E, mesmo que esse funcionário siga pedindo mais salário, os ganhos só vão aumentar quando ele tiver mérito.

"Com o filho, é diferente. O pai vai lá e dá aumento", afirma o psiquiatra.

Eliminar o sofrimento de maneira imediata é a maior preocupação dos pais, acredita Içami tiba. "Se o menino está gritando, o pai quer que ele pare", diz. Sem pensar, contudo, que agradá-lo só vai tornar o próximo escândalo maior.

Gentil poupança

O psiquiatra define a atitude da maioria dos pais como se estivessem fazendo uma "gentil poupança".

É a reserva para as recompensas dos que não cumprem o trato.

Se o pai combina de viajar com a família caso os filhos tirem boas notas e descumpre o combinado com o filho que ficou de recuperação, ele está formando um gentil poupança com esse filho e estimulando-o a conseguir o que deseja sem esforço.

A saída, na opinião do terapeuta, é encontrar um jeito de não punir ambos os filhos. "Se dá para os dois ou tira dos dois é injustos", explica. Sua sugestão é viajar e deixar o filho "em recuperação" com a tarefa de estudar durante a viagem.

"O pai, na vida fora de casa, age de maneira bastante diferente", afirma Tiba.

Para ele, um boa estratégia é usar a maneira de reagir na vida profissional dentro de casa. "Pais têm de ser mais líderes que chefes de família."

Um bom líder não precisa ficar em cima da sua equipe para saber se está cumprindo suas tarefas.

Pv. 22. 6. Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

Pv. 22. 13,14. Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Seol.

Não perca sua liderança sobre teu lar e família.

Afinal Paulo corrobora ensinando que não devemos ser espancadores e irritar nossos filhos, mas tê-los sob nossa sujeição!

I Tm. 3.1-5. Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso;que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);

Quem é Dr. Içami Tiba.

Além de psiquiatra e autor de diversos livros sobre jovens, Içami Tiba é colunista do "Jornal da Tarde" no Caderno de Educação e apresentador do programa semanal "Quem Ama, Educa!".

Créditos das fotos:

Bolsademulher.

Genesis Brasil portais

Nenhum comentário: