domingo, 27 de fevereiro de 2011

A ousadia de viver com Deus
Há uma cobrança no mundo moderno em relação à actuação de Deus. Livros têm sido escritos, teologias têm sido desenvolvidas trazendo uma negação do poder, da soberania, da omnipresença e até mesmo da existência de Deus.
Tudo isso talvez se deva ao caos que se instalou no mundo e na humanidade em si.
As pessoas sentem-se abandonadas, a cada dia descobrem que realmente o materialismo tem suas limitações e não pode preencher suas vidas. A falta de perspectiva religiosa, devido a tantos escândalos tem levado as pessoas a se afastarem de uma espiritualidade sadia. Sem espiritualidade não há crença, sem crenças não há fé sem fé não há Deus. Do desespero vem a revolta.
Mas em meio a tudo isto ainda restam cristãos, com uma fé simples e uma dedicação amorosa às coisas do Reino. São indivíduos corajosos que teimam em seguir o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Mesmo ridicularizados por uma sociedade que racionaliza todas as coisas, estes insistem em viver pela graça, confiando em quem tem crido sabendo que Ele é poderoso para guardar os seus tesouros que não são da terra.
Hoje os cristãos não são despedaçados em arenas por confessarem sua fé, no entanto, sofrem com a ridicularização da sociedade que os taxa de fanáticos, alienados.
Ser cristão foi, e sempre será uma atitude de coragem. Sim, para viver com Deus é preciso coragem. Coragem para permanecer com Ele, não se rendendo ao pensamento da maioria, não querendo fazer de Deus objeto de fuga, não criando uma imagem própria de Deus.
A coragem necessária para caminhar com Deus é a mesma empregada por Jesus no deserto ao ser tentado pelo diabo. É com Ele que aprenderemos como devemos agir com ousadia se desejamos andar com este Deus nessa terra.

ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam”Mateus 4.1-11.

Ter a ousadia de viver com Deus significa portanto:
Viver com Deus além da fome
O pão era a necessidade imediata de Jesus após 40 dias de fome.
Se acreditamos que Deus é quem supre nossas necessidades porque não supriria esta urgente?
Jesus revela a sua e a nossa verdadeira e sempre urgente necessidade.
A vida não é só o pão, mas a palavra que deve proceder ao pão.
Não há vida com um corpo alimentado e uma alma morta.
Jesus não disse que viveria sem o pão, mas naqueles 40 dias escolheu ficar sem ele.
Nós temos nossas fomes e desejamos sacia-las imediatamente sempre. Em nossa sociedade poucas vezes escolhemos a abstinência momentânea. Somos movidos por uma compulsividade que nos impede de negar uma carência para então buscarmos um consolo autêntico.
A tentação é: “Se tu és o filho, o Pai não te negará pão”. A resposta é: “Por ser filho desejo mais o Pai do que o pão”.
É preciso coragem para abraçar este Deus. Coragem para rejeitar as carências imediatas, para não deixar de obter um consolo que se mostra eterno.
Caminhar com o Senhor é dizer “Eu não vivo pelo pão, eu vivo pelo Pai”. Haja coragem para isto.

Nenhum comentário: