quinta-feira, 15 de julho de 2010

Livro de Atos...

O livro de Atos narra o nascimento da Igreja após a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. O capitulo inicial relata: "Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao Reino de Deus"(1.3).
Cristo também disse-lhes que esperassem em Jerusalém pelo Espírito Santo que Ele havia prometido. Assim sem saber o que viria, ficaram à espera-juntos.
Lideres estabeleciam, com esforços, os elementos básicos da fé cristã e o comportamento ético, fundamentados nos ensinos de Jesus. Os cristãos sofreram intensa perseguição e até mesmo a morte. Ainda assim, continuavam a crer e a contar aos seus vizinhos sobre as boas novas de Jesus.
Como em todo início de história, surgem os heróis. Atos fala de Pedro e Tiago, lideres da Igreja; Estêvão e Filipe, diáconos; Paulo o grande missionário e seus companheiros de viagem, Barnabé, Silas, Marcos e Timóteo; e o autor desse livro Lucas.
Lucas também fala de um profeta chamado Ágabo, e uma mulher de negócio de nome Lídia e o casal, Áquila e Pricila. Contudo em cada capitulo, está o próprio Deus ( na pessoa do Espírito Santo), nutrindo, protegendo,dando poder e provocando um aumento explosivo na nova Igreja.
A Igreja primitiva é a herança de cada cristão hoje...

Nenhum comentário: